Em algumas situações, é difícil a diferenciação entre dores do quadril ou da coluna, tanto para o paciente quanto para o próprio ortopedista especialista em coluna ou quadril.
A dor de dentro da articulação do quadril, tipicamente é referida como uma dor inguinal (na região da frente, entre a coxa e o abdômen), na virilha, ou sinal do “C”, em que o paciente pega a sua mão, faz um formato de “C”e envolve o quadril.
Ainda existem as dores “atípicas”do quadril, que podem ser lateral ou posterior (glútea), sendo necessário a sua definição se pertence ao quadril ou não pelos testes durante o exame clínico.
As dores da lateral do quadril, que envolvem tendinite do glúteo médio e mínimo assim como bursite trocantérica, geralmente são ocasionadas por esforço como levantar e se sentar, andar, subir e descer escadas e dor ao se deitar sobre esse lado. Frequentemente podem se estender pela lateral da coxa até o joelho. Porém pode se misturar e se confundir com a região do nervo de L5.
As compressões de nervos da coluna, geralmente se estendem conforme os “dermátomos”, que são faixas delimitadas pelo membro que indica a sensibilidade de cada nervo da coluna. As faixas que geralmente costumam se confundir com quadril é a irradiação do nervo de L5 pela lateral do quadril e S1 na posterior do quadril, conforme imagem abaixo:
Na região posterior do quadril, existem múltiplas patologias que podem ocasionar dor.
A síndrome do piriforme é uma compressão do nervo ciático a nível do músculo piriforme e essa pode ocasionar uma dor irradiada para as raízes de L5, S1 e S2.
Ainda na região posterior, uma patologia que pode existir em cojunto com a dor lombar é o Impacto Isquiofemoral.
Diferente do impacto femoroacetabular, o Isquiofemoral é causado por um espaço diminuído entre o trocânter menor (Fêmur) e o ísquio (Bacia), podendo ocasionar uma sobrecarga na coluna lombar.
Este tipo de impacto costuma causar dor na região posterior (glútea) durante caminhadas e atividades físicas. Assim como sobrecarga na região lombar podendo ocasionar dor lombar.
Outro tipo de impacto no quadril que ocasiona dor lombar é o impacto femoroacetabular, em que, conforme o vídeo abaixo demonstra, a força exercida sobre a articulação do quadril pode se transmitir para a região do púbis, assim como sacroilíaca ou coluna lombar.
Em mais um vídeo abaixo, Dr Gusmão (Porto Alegre) e eu discutimos sobre algumas causas de dor glútea dos pacientes:
Many thanks, this website is extremely useful.
[…] – Para saber mais veja: Dor quadril x Coluna […]
[…] Escrevi o artigo dor quadril x lombar justamente por essa confusão […]
[…] –Dor lombar – Clique aqui para saber a diferença entre dor no quadril e coluna […]
muito legal esse site parabéns pelo conteúdo. Your content is
very good. i like so much all about it
obrigado!
muito legal esse site parabéns pelo conteúdo. Your
content is very good. i like so much all about it
obrigado!!!
verygood the website. gostei muito do site parabéns
Obrigado!!!