A tendinopatia glútea, ou inflamação do glúteo médio e/ou mínimo é uma das principais causas de dor lateral do quadril. 

     É uma enfermidade que acomete muito mais mulheres do que homens, principalmente na faixa entre 40 a 60 anos, e que impacta significativamente a qualidade de vida. 

        É mais comum em pessoas sedentárias, porém em alguns casos pode acometer praticantes de atividades físicas (geralmente corredores). 

      Caracterizada por dor na lateral do quadril, em volta do grande trocânter, com sensibilidade aumentada ao apertar o local específico e algumas vezes com irradiação para a lateral da coxa. A dor geralmente piora ao subir e descer escadas, levantar e sentar de cadeiras, andar e dormir sobre o lado afetado.

       A dor, que é pior noturna, pode afetar a qualidade do sono e assim desgastar ainda mais a qualidade de vida.

   Pode ou não estar associada a bursite trocantérica, já que a fricção da musculatura inflamada sobre o osso do fêmur pode fazer com que inflame a bursa (tecido que fica entre o osso e o tendão) ocasionando a bursite.

      Algumas vezes está associada a um quadro de Impacto Femoroacetabular. Quando isto ocorre, muitas vezes a dor lateral da tendinopatia não melhora enquanto não houver correção do impacto femoroacetabular porque este impede a realização dos exercícios de fortalecimento dos tendões glúteos.

Vista Posterior do Glúteo máximo, vista lateral do glúteo médio e mínimo. Observe como o glúteo médio e mínimo se insere no osso do fêmur (trocânter maior)

        Os tendões do glúteo mínimo e médio são os principais abdutores do quadril (servem para abrir o quadril), além de serem os principais responsáveis de manter o equilíbrio da pelve quando se encontra sobre um pé só.

        Esses tendões, podem ser comprimidos sobre o trato iliotibial na região da sua inserção no fêmur, e isto pode ser agravado se a força dos tendões dos glúteos estiverem diminuída, o trato iliotibial estiver encurtado ou a posição do quadril propiciar isso (adução do quadril) e até se tiver alguma alteração da estrutura óssea (varismo ou valgismo do quadril).

Quadril visto de frente, com o trato iliotibial recortado e representado pela linha vermelha (imagem cortesia de Visible Body - www.visiblebody.com)

Diagnóstico Diferencial:

-Algumas vezes a dor lateral do quadril pode vir de outras fontes, como a coluna ou de dentro da articulação.

– Para saber mais veja: Dor quadril x Coluna

EXAMES:

        O principal para o diagnóstico é o exame clínico no consultório, em que o médico junta os dados do paciente com alguns testes específicos de exame físico para definição do local da dor. Porém alguns exames de imagem podem auxiliar:

– Ultrassonografia (Ecografia): É útil para avaliar a presença de inflamação no tendão, bursites, rupturas do tendão. Algumas vezes pode passar desapercebido pequenas lesões.

– Radiografia (Raio-x): Pode mostrar algumas calcificações do tendão, que significa um quadro crônico. Geralmente é usado para afastar causas ósseas da dor.

– Ressonância Magnética: exame de melhor acurácia para avaliar inflamação, ruptura tendínea e outras causas associadas. Utilizado em caso de dúvida.

TRATAMENTO:

   O principal tratamento de inflamação do tendão do glúteo médio e/ou mínimo é o tratamento conservador. Este consiste em medidas de diminuir a dor e após, fortalecer a musculatura ao redor para evitar novos episódios.  

     Algumas medicações podem ser usadas no controle da dor, evitando-se uso excessivo e prolongado de antiinflamatórios.

      A suspensão por um período das atividades físicas que ocasionem dor irão depender muito do nível de atividade do paciente. Em atletas, sugere-se uma diminuição da velocidade e da distância corrida, assim como modificação da técnica de corridas (p ex aumento da cadência) e evitar correr ladeira acima.

  

 Evite algumas posições que irão sobrecarregar o quadril, conforme demonstrado ao lado:

   O reforço da musculatura ao redor é essencial, para diminuir a sobrecarga sobre os tendões do glúteo médio e mínimo. Porém o alongamento inicialmente não é recomendado por ocasionar uma maior pressão sobre os tendões, devendo ser feito somente após a resolução do quadro. Tanto exercícios isométricos (realizar força sem o movimento) quanto isotônicos (força com o movimento) em um período de 12 semanas melhoram o quadro de dor. 

  Abaixo alguns exercícios para o fortalecimento da musculatura, inicialmente com exercícios isométricos a esquerda e a direita exercícios para realizar em casa.  

      Porém, para o protocolo mais específico para o tratamento de tendinopatia glútea é necessário um profissional fisioterapeuta ou educador(a) físico(a) para auxiliar nos exercícios.

A infiltração pode ser usada como um método adjuvante no tratamento. A mesma consiste em uma aplicação de anestésicos, corticóide, antiinflamatórios e algumas vezes viscossuplementação para melhorar o quadro de dor local para pode propiciar um fortalecimento mais rápido e fácil.

  Terapia de Onda de Choque pode ser indicada, com melhora em alguns pacientes. É necessário algumas sessões, com uso de aparelho específico. 

       O tratamento cirúrgico é utilizado na falha do tratamento conservador. Este consiste, nos casos somente de tendinopatia de em liberar o trato iliotibial para evitar a compressão sobre os tendões do glúteo. Apresenta algumas restrições para liberar a carga sobre o quadril após a cirurgia, sendo necessário o uso de muletas, conforme o protocolo de cada cirurgião. Para casos de ruptura de tendão, pode ser usado o tratamento cirúrgico para a reinserção do mesmo. 

61 comments on “Tendinopatia Glútea

  • […]   As dores da lateral do quadril, que envolvem tendinite do glúteo médio e mínimo assim como bursite trocantérica, geralmente são ocasionadas por esforço como levantar e se sentar, andar, subir e descer escadas […]

    • Wladimir

      Muito obrigado pelas informações, agora sei o por que que devo realizar a cirurgia de colocação de prótese no quadril. Faz um mês que estou fazendo fisioterapia com exercícios específicos para os glúteos do quadril e nada de melhora.

      • joao_rrg

        Essa decisão não é fácil, porém se for realmente decorrente da cartilagem essa dor a protese vai ajudar muito Wladimir!

    • Sueli

      Dr. Algum médico especialista em quadril aqui em SP para me indicar? Obrigada!

    • terezinha ap foltcz

      ola, estou em tratamento a mais de um ano e nada melhora, so piora, fisio, infiltração etc… a dor e grande, oq devo fazer?

      • joao_rrg

        Acho que a primeira coisa seria uma consulta para uma avaliação Terezinha

  • Vera Alvarenga

    Gratidão pelas informações tão precisas, exatamente tudo que sinto. Já fui diagnosticada e até o momento o ortopedista ainda não viu o exame, por isso estou sem medicação e muitas dores… sem qualidade de vida.

    • Liliana

      Também estou assim já faz mais de 3 meses. Sinto mais dor quando vou dormir pois durmo de lado e do lado afetado. Fiz exames e além da tendinopatia dos glúteos médio e mínimo, tenho líquido na bolsa trocanterica e síndrome do impacto femoroacetabular. Vou ter que fazer uma artroscopia.

  • Marcos Obel

    Eu nunca vi um material tão completo como esse artigo, obrigado o autor desse magnifico artigo exclarecedor das minhas duvidas.

    • joao_rrg

      Muito obrigado!!!

      • Luciana Rezende

        Excelente! Parabéns!

  • Luciana Martins

    parabenizar pelo excelente material. informações claras e precisas que ajudam a tranquilizar antes da ida ao especialista

    • joao_rrg

      Obrigado!!!

  • José Renato de Lima Nogueira

    Bom dia, excelente explicação, muito obrigado, que Deus te abençoe.

  • Romilda Cavalheiro

    Eu tenho tendinite glútea e sofro muito.
    3 semanas atrás tive crises e perdi o movimento das pernas, não conseguia andar e senti muito choque. Chorei de dor. É uma situação desesperadora, só de pensar eu me emociono, porque achei que não ia voltar a andar.
    Estou com muita dor, e as compressas quentes que me ajudam. Faço acompanhamento, mas nada resolveu até agora.

    • joao_rrg

      Oi Romilda. Existem várias opções de tratamento, incluindo as infiltrações que podem ajudar bastante!

      • Rute Barbosa de Oliveira

        Excelente essa informação muita gente não tem conhecimento minhas dores só melhora com a caminhada e a academia . Obrigada pelas dicas vou incluir esses exercícios na mi ha rotina .

    • Wladimir

      Estou com o mesmo problema…mas como li aí em cima….a diminuição do espaço acetabulo femoral faz, por encurtamento do membro em função de artrose no quadril, as extremidades dos glúteos se calcificam e geram as dores.
      Entendi a necessidade para colocar prótese no quadril. É o teu caso também?

      • joao_rrg

        Muito bom Wladimir!

  • Rosana Celia

    Gostaria muito de fazer essa infiltração pois sinto muitas dores

    • joao_rrg

      Oi Rosana! Um ortopedista especialista em quadril pode ajudar!

  • Carolina Barros

    Grata pela explicação.
    Muito esclarecedor 🙏🙏

    • joao_rrg

      Obrigado Carolina!!!

  • Rose anna

    Boa noite.
    Eu nunca vi um material tão completo como esse artigo, obrigado. exclarecedor das minhas duvidas.

    O cuidado com o paciente começa com gentileza e ensinamentos sobre a sua saúde.
    Muito obrigado mesmo.
    Que Deus abençoe e te der em dobro ☺️😍😉..

    • joao_rrg

      Agradeço o comentario Rose!!!! Melhoras!!!

  • Joana

    Adorei seu comentário, o melhor e mais explicativo ( de fácil entendimento) que já li.

    • joao_rrg

      Muito obrigado!!!!

  • Luiz Antonio Cappelli

    Excelente comentário, claro, objetivo e muito bom facilita muito entender meu quadro! Parabéns

    • joao_rrg

      Obrigado!!!

  • aline

    sinto dor também na bexiga, isso pode acontecer?

    • joao_rrg

      Dificil Aline… para dores nessa região se pensa mais em pubis ou mesmo dores articulares (que vem de dentro da junta) podem doer ali

  • Milcéa

    Tenho 50 anos e sofro com essa doença nos dois lados dos quadris ha 10 anos. É a primeira vez que leio um artigo tão completo sobre o tema. Eu sinto dores 24h por dia. Nunca fui sedentária. Ja tomei muita medicação, hoje não mais. Prefiro fazer compressas quentes. Sobre a infiltração nunca fiz, por que acredito ser paliativo.
    Tem semanas que as dores estão amenas, tem outras que estão lancinantes. É uma doença crônica. Obrigada.

    • joao_rrg

      Não é facil o tratamento Milcéia, mas entender sobre a doença é o primeiro passo para o seu tratamento. Melhoras!

      • Luciana Alves dos Santos Honorato

        Oii… tenho tendinite glúteo com ruptura de 14,7 mm…perdi o movimento da perna por uns 10dias e meu calcanhar ficou dormente por uns 100dias… se ei sentasse, tudo ficava dormente…. estou realizando tratamento com bandagem há 120 dias e de repouso. Porém se sento para comer….dói o dia todo…. já estou triste, pois quero ficar bem para voltar a trabalhar

  • Poliana Souza

    Pessoas com tendinite glútea se enquadram como PCD ?

    • joao_rrg

      Penso que não Poliana…

  • Sueli Almeida

    Eu fui diagnosticada com tendineopatia glútea e foi dimais já tomei todo tipo de remédio já fiz fisioterapia e nada adiantou dói dimais chega desanimar não sei mais oq fazer me ajuda

  • Leonardo Bassani

    Parabéns pelo conteuúdo, meu amigo!
    abração.

    • joao_rrg

      Grande Bassani! Uma honra um comentário seu! abraço!

  • ROSELI GOMES DE CASTRO

    Boa tarde doutor
    Recebi minha ressonância hoje e na impressão diagnóstica veio escrito assim:
    _ ACENTUADA TENDINOPATIA INSERCIONAL DO GLÚTEO MÍNIMO, COM PERITENDINITE LEVE BURCITE TROCANTERIANA AGUDA.
    O SENHOR PODE ME EXPLICAR O QUE SIGNIFICA?

  • Mariluce

    Dr. João Rodolfo

    Excelente o seu material.
    Acabei de fazer ultrassonografia e radiografias.Muita dor!
    O tendão do glúteo com aumento de calibre e perda do padrão fibrilar. Erosões na superfície óssea articular.
    Fiquei bem assustada com a reação do médico que fez a ultrassonografia. Falou em perda óssea.
    Enfim, resolvi estudar o assunto antes do retorno ao médico na segunda-feira.
    Muito bem explicado os 3 passos:
    1. Amenizar a dor – inflamação (gelo, fisioterapia)
    2. Fortalecimento
    3. Alongamento
    Já tomei medicação, os exames e estava pensando em alongamento. Primeiro o fortalecimento. Estou checando todos os vídeos dos exercícios, após assistir a sua aula!
    Pena que você está tão longe, SC.
    Gratidão!🧘🏼‍♂️

  • Flávia

    No meu caso deu
    Tendões do glúteo médio e do glúteo mínimo incompletos, e tbm na região inguinal direita há vários linfonodos hipoecoicos de contornos regulares medindo até 1,8 cm
    Sinto muita dor e choques ao realizar alguns exercícios

  • Edilma Escobar

    O meu caso infelizmente é ruptura do tendão. Obrigada por esclarecer. Tenho consulta marcada para avaliação de exames. Fiz ultra e rx. Abs

    • joao_rrg

      Mesmo em casos de ruptura pode ser tentado o tratamento conservador com bons resultados. Porém, alguns casos que não melhoram com nada ultimamente tem se falado no tratamento cirúrgico. Boa sorte Edilma!

  • Márcia Cristina

    Excelente explicação Dr. Gratidão por compartilhar de uma forma tão didática.
    Uma dúvida: na prática de Yoga tenho que evitar ásanas que alonguem essa região, é isso?
    Já passei pela dor, tomei anti-inflamatório e já estou nos exercícios com educador físico. Fiquei em dúvida da prática de Yoga.
    Gratidão.

    • joao_rrg

      Oi Márcia! Sim! Cuidado com o alongamento da parte lateral durante a fase inflamatória!

  • edison

    excelente explicação

  • edison

    excelente explicação doutor

  • Vanessa Elias

    Dr. João Tenho tendinopatia há anos , fiz no começo ,físio , muitos remédios, ano passado em agosto fiz bloqueio e nada adiantou , procurei um Ortopedista em quadril , mas em vão . Não estou mais aguentando a dor , está desesperadora . Gostaria de saber se o sr indica um médico aqui em Brasília para tratamento . Não estou mais aguentando essa dor, meu dedo do pé está dormente e me dá choque. Estou muito desanimada e está afetando meu trabalho ( sou designer de interiores) trabalho
    Muito sentada. Essa doença está afetando tudo , meu corpo, minha vida social , tudo!
    Sou Vanessa , acabei de 50 anos e moro em
    Brasilia.

    • joao_rrg

      Oi Vanessa! Em Brasilia temos Dr Inacio Ventura que é um excelente colega!

  • ROSA HELENA

    Boa tarde , que explicação espetacular , poderia me informar quais exercícios e aparelhos que vou poder executar pra fortalecer o quadril ,
    Tenho diagnostico de bursite e tendinopatia insercional do glúteo minimo .

    Agradeço imensamente

  • Rosa Helena de Oliveira Santos

    Boa tarde , que explicação espetacular , poderia me informar quais exercícios e aparelhos que vou poder executar pra fortalecer o quadril ,
    Tenho diagnostico de bursite e tendinopatia insercional do glúteo minimo .

    Agradeço imensamente

    • joao_rrg

      Oi Rosa! Obrigado! Para um treino especifico seria bom consultar um educador físico ou fisioterapeuta…

  • Silza Alcione de Morais Moura

    Excelente explicação Dr. João!
    Me chamo Silza Alcione e tenho apenas 45 anos.
    Tenho 6 hérnias de disco na coluna (2 cervicais e 4 lombares), escoliose lombar, espondilite anquilosante, burcite troncatérica no quadril esquerdo e tendinopatia no glúteo médio e mínimo em ambos os quadris.
    Sentir dor crônica diariamente pra mim é normal mas ultimamente meu quadril esquerdo tem me “matado” de tanta dor!
    Já perdi as contas de quantas injeções de corticóide tomei na emergência neste ano, fora a quantidade absurda de anti-inflamatórios que já tomei e remédios para dor sendo que alguns controlados…
    A Fisioterapia parece me piorar… sinceramente penso que vou enlouquecer de tanta dor!!!
    Meu ortopedista especialista em quadril é um excelente médico, super humano, gentil e extremamente preocupado comigo!
    Tem horas que penso que morrer seria bem mais fácil não me dou ao luxo de pensar muito e volto pra trabalhar!
    De qualquer forma; muito obrigada por nos ouvir um pouquinho!

    • joao_rrg

      Nossa, não deve ser fácil realmente.
      Melhoras Silza!!!

  • Maria Bernadete Duarte Oliveira

    Eu fiz cirurgia tem 40 dias eu cai da cadeira e quebrei a cabeça do femur. Foz cirurgia colocaram Titânio. Eu sinto dores e choques na mi há perna operada. Sinto dores de di e de noite. Na ressonância Magnetica mostrou Tendinite nos guteos médios. Eu choro de dor preciso de ajuda urgente

    • joao_rrg

      Oi Maria Bernadete, pos cirurgico as vezes alonga um pouco os tendões. O que provavalmente mais vai te ajudar agora seria fisioterapia.

  • Leth

    Eu estou com diagnóstico de tendinopatia do glúteo médio à esquerda. Mas sinto dor mesmo é do lado direito do quadril e nádegas. O piriforme tá inflamado deste lado tmb. Mas no exame deu do lado oposto.
    Me disseram que é compensação

    • joao_rrg

      Pode ser compensação ou pode estar começando do outro lado, que as vezes o exame ainda não mostra muito bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *