A coxartrose, ou artrose do quadril, é o o nome da doença ocasionada pelo desgaste da cartilagem da articulação (comumente chamado de “Junta”) do quadril. 

       

 

     Ela pode ser decorrente de alguma outra doença, como alterações ósseas do quadril na infância, osteonecrose da cabeça do fêmur, artrites, doenças metabólicas, e talvez o mais importante: Impacto Femoroacetabular. A obesidade, por si só, não é um fator, mas ela pode acelerar o processo.

      Em casos que não se consegue identificar a causa da artrose, a mesma é chamada de artrose primária, em que o envelhecimento da cartilagem ocasiona pontos de lesões e aumento progressivo da dor.

   Pode acometer quase todas as faixas etárias, dos 20 aos 100 anos, porém o grupo mais acometido é o de idosos, e com o aumento cada dia mais da expectativa de vida, está se tornando cada dia mais prevalente.

   É uma doença que limita bastante a qualidade de vida, já que o movimento quadril é necessário para muitas atividades simples do dia a dia, como calçar meias, sapatos, cortar a unha do pé, entrar e sair do carro.

SINTOMAS:

   Os sintomas mais comuns são a dor e a perda de movimento progressiva do quadril. 

     A localização da dor é geralmente na região anterior do quadril, na virilha ou em volta do quadril (sinal do C). É normalmente insidiosa, ou seja, ela inicia de formas leves, ao realizar alguma atividade física mais vigorosa e aos poucos vai aumentando a sua frequência e a sua intensidade. É normal ter picos de crises de dor seguidos de momentos de “calmaria” em que há pouca dor.

  A perda de movimento é gradual, com limitação principalmente da rotação do quadril.

   Quando há uma artrose mais avançada, é comum a dificuldade de colocar meias e sapatos, cortar as unhas do pé do mesmo lado pela limitação do movimento.

  Em alguns casos, a dor é irradiada para a coxa e o joelho, por irritação de um nervo que passa na frente do quadril. 

   E é bastante comum um paciente procurar um especialista de joelho quando na verdade a causa da dor se encontra no quadril.

CAUSAS:

    Existem inúmeras causas de desgaste da articulação do quadril. Uma das principais, é chamada de idiopática, ou seja, pelo envelhecimento da cartilagem.

    Porém existem muitos fatores causadores de desgaste da articulação que não é o simples envelhecimento, entre eles podemos citar alguns:

  • Impacto Femoroacetabular – um dos principais causadores de artrose, formado por um “calo”de osso no quadril
  • Artrite Reumatóide
  • Espondilite Anquilosante
  • Diabetes Mellitus
  • Traumas e fraturas do quadril
  • Doenças do quadril da infância, como Epifisiolise, Displasia, Perthes
  • Osteonecrose da cabeça do Fêmur
  • Etc

    Muitas dessas causas podem ser observadas juntando dados dos sintomas do paciente com a observação da radiografia.

DIAGNÓSTICO:

     O exame presencial é muito importante. O diagnóstico de artrose do quadril compreende a junção dos sintomas, com o exame das rotações do quadril e os achados de imagem.

     Na maioria das vezes uma simples radiografia pode realizar o diagnóstico, estabelecendo o grau de artrose.

     Em alguns casos pode ser necessário lançar mão de outros exames para complementar, como ressonância magnética e tomografia.

Radiografias (Raio-x) a Esquerda, quadril normal. A direita, quadril com artrose grave, com ausência do espaço da cartilagem.

TRATAMENTO:

     Existem alguns tratamentos, a depender do nível de artrose, da limitação e da dor do paciente.

     Um dos tratamentos iniciais, é o chamado tratamento conservador. Este consiste no fortalecimento da musculatura ao redor, na manutenção do movimento e no controle da dor. 

    Os exercícios de fortalecimento comumente são realizados por um(a) fisioterapeuta. Entre eles, os exercícios isométricos (em que não há movimento, apenas contração, costumam auxiliar bastante sem ocasionar dor). 

      Natação, hidroginástica e bicicleta são atividades que auxiliam a manter o movimento do quadril sem carga, auxiliando no tratamento. (deixar o quadril parado é pior – a articulação necessita de movimento para chegar nutrientes para a cartilagem).

       Algumas medicações podem ajudar neste tipo de tratamento para aliviar a dor, como analgésicos, anti-inflamatórios e uso de condroprotetores (condroitina e glucosamina, MSM, colágeno, UCII, etc.)

        O uso de bengala também pode auxiliar bastante a retirar a carga sobre o membro dolorido, melhorando a dor.

        A perda de peso é um fator que contribui para a melhora da dor por realizar menor carga sobre a cartilagem.

Viscossuplementação

    O uso de ácido Hialurônico, pode ser usado em artroses mais leves, para auxiliar a “lubrificar” o quadril e diminuir a dor.

   Sua aplicação necessita de um exame de imagem, ou radiografia ou ultrassom para garantir que a agulha esteja dentro do quadril.

  A duração, pelo fabricante, costuma durar em média de 6 meses a 1 ano.

TRATAMENTO CIRÚRGICO:

     A artroplastia total do quadril, ou prótese total do quadril, é o principal tratamento cirúrgico da artrose.

     É um procedimento indicado para aqueles casos em que a artrose leva a perda da qualidade de vida, por restringir o paciente de realizar atividades do dia a dia, uso de muita medicação para controlar a dor, dificuldade de realizar atividades simples como colocar meias e sapatos, cortar a unha do pé.

     Esta cirurgia, hoje em dia realizada com muito mais segurança do que antigamente, já foi eleita como a “cirurgia do século”por ser um dos procedimentos que mais devolve qualidade de vida ao paciente, conforme a imagem abaixo:

Artigo publicado na revista médica The Lancet

    O objetivo da artroplastia total do quadril, é a substituição da cartilagem gasta, por uma superfície protética, podendo envolver cerâmica, polietileno ou metal. Com isso há melhora da dor e melhora do movimento do quadril.

Artroplastia Total do Quadril Direito

7 comments on “Artrose do Quadril

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *