O labrum (lábio) acetabular é uma estrutura do quadril feita de fibrocartilagem localizada ao redor do acetábulo (parte da bacia).

É uma estrutura importante na mecânica do quadril, entre as suas funções mais importantes destaca-se:

– Age como um selo de sucção no quadril, mantendo o líquido sinovial na articulação.

– Aprofunda o acetábulo, mantendo uma área de contato maior do mesmo.

–  Promove suporte de carga através do quadril.

Imagem demonstrando o labrum ˜abraçando˜ a cabeça do femur

As lesões do labrum podem ser provocadas por algumas patologias, entre elas:

– Impacto Femoroacetabular(clique aqui para saber mais– ocasionando dano mecânico no mesmo

– Displasia do quadril

– Hipermobilidade, com movimentos bruscos e além da capacidade do quadril

– Hiperfrouxidão ligamentar, pelos ligamentos mais frouxos sobrecarregando o labrum

– Artrose do quadril (clique aqui para saber mais) – que geralmente ocasiona um desgaste degenerativo do labrum

Quais os sintomas da lesão labral?

Os sintomas dessa lesão são caracterizados por dor na raiz da coxa (inguinal), dor na virilha ou sinal do “C”. Ocasionalmente pode ocorrer dores atípicas na região glútea e irradiado para a região interna da coxa, porém menos comum.

Dor na raiz da coxa (inguinal)
Sinal do "C"

Lembrando que nem todas as lesões labrais são sintomáticas. Há estudos demonstrando que podem haver até 50% de lesões labrais em pacientes sem sintomas nenhum no quadril (principalmente se forem lesões degnerativas). A melhor maneira para saber se esta lesão ocasiona dor ou não é pelo exame clínico no consultório.

Quais os tipos de tratamentos?

O tratamento da lesão labral varia bastante conforme a causa e o tempo de lesão. Lesões recentes, de até 3 meses, podem cicatrizar desde que seja retirado o fator causal, como movimentos extremos do quadril de rotação e flexão e fortalecimento da musculatura ao redor.

Alguns medicamentos antiinflamatórios podem ser usados por curto espaço de tempo. Suplementos para a cartilagem podem ter algum auxilio para determinados pacientes.

Lesões associadas ao impacto femoroacetabular algumas vezes necessitam de tratamento cirúrgico com correção das deformidades tipo CAM ou PINCER  e sutura labral.

Algumas vezes o labrum se encontra com um alto grau de lesão que não permitem a sutura, sendo necessário o uso de enxerto para a sua reconstrução.

Lesões do tipo degenerativas geralmente visam o tratamento da artrose, não havendo melhora somente no tratamento do labrum.

Correção da lesão labral com sutura

Se necessário o seu tratamento cirúgico, este pode ser feito por videoartroscopia do quadril (clique aqui para saber mais), procedimento minimamente invasivo, em que é realizado a “costura”da lesão com auxilio de âncoras (dispositivos que se fixam no osso para possibilitar a lesão cicatrizar novamente no seu devido lugar.