A videoartroscopia do quadril é um procedimento minimamente invasivo, realizado por pequenos orifícios na lateral do quadril para o acesso dentro da articulação e tratamento de doenças com uso de uma câmera em miniatura e pequenos instrumentos.

      Pode ser realizada para várias patologias do quadril, entre elas:

Impacto Femoroacetabular (clique aqui para saber mais)

Lesão Labral (clique aqui para saber mais)

– Corpos livres intra articulares

– Drenagem de artrite séptica

– Tratamento de sinovite do quadril

Procedimento:

          É realizado em centro cirúrgico, sob anestesia e com uma mesa específica que permite a tração (abertura) da articulação do quadril para o tratamento da causa.

Representação de uma câmera inspecionando o quadril

     Quanto ao impacto femoroacetabular, que é uma patologia causada por um “calo” de osso na cabeça do fêmur ou na bacia que ocasiona dores no quadril ao esforço físico e danos na cartilagem, é realizado a retirada dessa calosidade por meio de pequenas brocas e auxilio de uma câmera para devolver o formato normal do osso.

Cam = Calo de osso no fêmur
Realizando a retirada do CAME com uso de brocas

    Outra indicação da videoartroscopia do quadril é para lesões do labrum acetabular. O labrum é uma cartilagem de revestimento do acetábulo, que tem função de vedar o quadril e também aumentar a profundidade do mesmo. O seu reparo pode ser feito por artroscopia com pequenas suturas (costuras) com uso de âncoras no osso.

Lesão Labral
Sutura do labrum com âncoras

    A recuperação é bem mais rápida do que a via aberta, porém dependendo da força muscular do paciente previamente à cirurgia.

     Pessoas com força muscular maior –> recuperação mais rápida.

      Geralmente é necessário o uso de muletas por 10 a 14 dias (na média), iniciando fisioterapia no dia seguinte, retornando a academia em um tempo médio de 6 semanas e retorno às corridas em um tempo médio de 5-6 meses.

2 comments on “Videoartroscopia do Quadril

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *